"Como fazer um currículo"

O que não deve ter no currículo
Sérgio Luiz Elias de Araújo [*]
• Tão importante quanto saber o que colocar no currículo é saber o que não colocar nele, pois por incrível que isso possa parecer, o excesso de zelo e os exageros podem ser tão prejudiciais quanto a falta de conteúdo que por ventura o candidato venha a ter. Assim, elencamos as principais características que um currículo não precisa ter. Por favor, se o seu currículo possui qualquer um dos itens abaixo tire imediatamente:
CAPA
A primeira coisa que o recrutador joga fora é a capa. Currículo não precisa de capa, precisa de conteúdo. É muito comum as pessoas confeccionarem um currículo que só tem nome, endereço e capa. Isso.não faz bem para a sua imagem, pois dá a impressão de que você está querendo dar volume ao que não tem, mostrando quantidade de páginas, apesar de serem todas vazias.

CURRICULUM VITAE
Evite escrever isso. Primeiro, porque há o risco de você es.crever errado, já que é um nome em latim e não subestime a inteligência do recrutador. Um documento onde a primeira informação é o seu nome, lógico que aquilo é um currículo, não precisa colocar o nome pra dizer o que é.

FOTO
A não seI" que você seja candidato a modelo, por favor, não anexe foto no seu currículo. A não ser que a empresa exija. Colocar foto, na maioria das vezes, mais atrapalha do que ajuda. Sobre esse assunto, nós trataremos com mais especialidade adiante.

ASSINATURA
Currículo não é cheque nem nota promissória. É intenção de emprego. Não precisa assinar. O fato de você assinar o seu currículo não agrega nada, só demonstra a qualidade de sua letra ou a criatividade da sua rubrica.

MENTIRA
Se você colocar alguma habilidade que não possui, logo, logo, a empresa vai descobrir e você vai estar 'queimado' no mercado, dificultando ainda mais a possibilidade de conseguir um outro emprego. Todas as suas informações devem ser verdadeiras. Você pode até dar um destaque a mais em alguma habilidade que tenha em especial, mas nunca minta, pois é muito fácil de descobrir. Outra forma de descobrir uma mentira é fazendo você trabalhar, ou seja, se você mentir dizendo saber o que não sabe, na hora em que o chefe mandar você fazer ele vai perceber imediatamente a sua incompetência. Por isso, não minta.

HABILIDADES EM WORD E EXCEL
Isso não é qualidade, é obrigação.
Qualquer empregador espera que no mínimo você saiba isso. Quem não sabe digitar satisfatoriamente bem um texto ou não sabe fazer uma planilha eletrônica está em sérios apuros. Se não sabe, aprenda! E rápido.
Agora que seu currículo está armado com todas as informações relevan¬tes, coloque-o em um papel bonito, de preferência em uma folha de oficio branca. Mas vale a pena também investir também numa folha de papel mais resistente - papel vergê - ou mais brilhosa - papel couchê - para que possa se diferenciar dos outros, sem chamar muito a atenção.
Entretanto, procure evitar papéis coloridos, floridos, de formato diferente ou fora do convencional. A criatividade excessiva, nesse caso, pode atrapalhar. Lembre-se de que o recrutador lê muitos currículos todos os dias. Faça algo discretamente criativo, suficiente apenas para se destacar, mas não para destoar da seriedade do propósito que é conseguir um emprego.
Felizmente as pessoas que man¬dam currículos nesses formatos são minoria, pois documentos assim são complicados para armazenar, pois estão fora do padrão, dão muito tra¬balho para achar as informações, já que fogem aos modelos básicos que os recrutadores estão acostumados, que os acaba irritando.
A regra principal é: quando o assunto for curriculum vitae, seja conservador; não tente, não invente, nem faça diferente, senão o seu currículo corre o risco de não ir pra frente. Deixe para mostrar a sua criatividade quando já estiver trabalhando, mas aí já é uma outra história .•
[*] E doutorando em Administração pela UFPE, consultor e palestrante organizacional com experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, Comunicação Empresarial, Logística e Recursos Humanos. sergiàaraujo@sergioa¬raujo.com.br
Fonte: Jornal Cinform, caderno Emprego página 04, Ed 1428 de 23 a 29 de agosto de 2010